Nossa Escola

Nossa Escola
Powered By Blogger

terça-feira, 9 de julho de 2013

OFICINA DE RECICLAGEM- 24 a 29/06/2013



coleta seletiva de lixo      O projeto "Reciclagem e Coleta seletiva" teve  como objetivo contribuir com o desenvolvimento da consciência ecológica da criança e  aprender como separar os resíduos para a reciclagem. As autoras do projeto foram as professoaras Rute Barbosa e Rosa Celeste.
    O projeto foi trabalhado por todos os alunos da escola, no final do mesmo todos participaram através de cartazes, desenhos e redações.

Os assuntos trabalhados no projeto foram: Lixão, Aterro Sanitário, Incineração e Compostagem.


Um lixão é uma área de disposição final de resíduos sólidos sem nenhuma preparação anterior do solo. Não tem nenhum sistema de tratamento de efluentes líquidos - o chorume (líquido preto que escorre do lixo). Este penetra pela terra levando substancias contaminantes para o solo e para o lençol freático. Moscas, pássaros e ratos convivem com o lixo livremente no lixão a céu aberto, e pior ainda, crianças, adolescentes e adultos catam comida e materiais recicláveis para vender. No lixão o lixo fica exposto sem nenhum procedimento que evite as conseqüências ambientais e sociais negativas.

Aterro sanitário é uma espécie de depósito onde são descartados resíduos sólidos (lixo) provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por não recicláveis. Porém, como a coleta seletiva ainda não ocorre plenamente, é comum encontrarmos nos aterros sanitários plásticos, vidros, metais e papéis.

 Incineração do lixo  é uma prática muito antiga para a eliminação do lixo, principalmente em áreas rurais, é  a queimada desse material. Porém, quando feita de forma “artesanal”, traz ao meio ambiente mais prejuízos que benefícios. Uma sugestão para a resolução desse problema é a incineração do lixo.






Compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica, encontrada no lixo, em adubo orgânico (composto orgânico). É considerada uma espécie de reciclagem do lixo orgânico, pois o adubo gerado pode ser usado na agricultura ou em jardins e plantas. A compostagem é realizada com o uso dos próprios microorganismos presentes nos resíduos, em condições ideais de temperatura, aeração e umidade.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário